9 Bons motivos para os fornecedores atenderem as expectativas dos compradores nos restaurantes

A escolha de fornecedores é um processo que impacta não somente na rotina de compras, mas também em todas as áreas — já que todas elas, em algum momento, vão precisar de produtos ou serviços para executar as atividades.

Dito isso, podemos afirmar que essa seleção precisa ser bem rigorosa e baseada em diversos critérios que vão além do preço. Escolher fornecedores buscando maximizar os resultados é uma tarefa que pode ser feita com eficiência.

Um cliente feliz com a compra de determinado produto ou serviço pode ser o diferencial para o sucesso de um negócio. Para isso, é importante sua fidelização.

  1. Satisfação do cliente

    Satisfazer um cliente é atender suas expectativas em uma experiência de compra. Um cliente com as expectativas atendidas tem mais chances de optar novamente pelo produto ou serviço utilizado.

    Não atender essas expectativas e necessidades, portanto, gera a insatisfação do cliente com o produto ou serviço. Para serviços que surpreendem positivamente, a satisfação pode significar encantamento. Já para serviços que têm como objetivo eliminar algo negativo, o cliente pode sentir alívio.

  2. Qualidade

    É importante entender que satisfação e qualidade são coisas diferentes. Satisfação tem um sentido mais amplo: ela é mais inclusiva e é influenciada pelas percepções da qualidade do serviço ou produto, pelo preço, por fatores pessoais, entre outros.

    Quando falamos sobre qualidade, não é apenas do produto físico, matéria-prima, mas sim de qualidade no atendimento, nas embalagens, no modo de entrega. Tudo isso conta.

  3. Preço

    É inevitável escolher os fornecedores através da melhor cotação, ainda mais após uma pandemia que apesar de acabando, ainda deixou muitos estragos. O fornecedor precisa além de ter um preço “justo”, saber agregar valor na sua mercadoria ou serviço.

  4. Prazo e capacidade de fornecimento

    Por conta de problemas nos navios de carga, muitas mercadorias e matéria-prima que vêm de fora estão parados em portos. Por conta disso, muitos fornecedores estão “segurando” a mercadoria e vendendo para todos os clientes ao invés de disponibilizar uma grande quantidade para um cliente só. Aqueles que conseguirem conciliar as vendas, sairá ganhando com a fidelização do cliente.

  5. Formas de pagamento

    Ainda falando de pandemia e crise (em alguns setores) principalmente alimentício, a forma de pagamento atrai muito o cliente, visto que quanto mais facilidades na hora da compra, maior a chance de escolha deste fornecedor.

  6. Atendimento

    Sem dúvida, um fornecedor que atende bem, de forma ágil e rápida, ganha um cliente logo de cara. Por isso, as empresas precisam se preocupar em contratar pessoas simpáticas e possam ser capazes de resolver as “dores” de seus clientes. Muitas vezes o fornecedor tem preço, qualidade e um péssimo atendimento, e esse motivo basta para que nem se inicie uma parceria.

  7. Custo do frete

    Hoje em dia, o frete é algo que entra também na lista de itens para escolha dos fornecedores. Além do preço da mercadoria, é importante saber se esta empresa tem uma boa localização, o que implica diretamente no valor do frete, que pode sair mais caro do que pedido todo.

  8. Possibilidade de negociação

    Quanto mais organizado e preparado estiver o vendedor, maior será a probabilidade de oferecer melhores condições. Ao negociar deve-se ter objetivos de prazo e desconto previamente fixados. O empreendedor planejou, estabeleceu a demanda, calculou os custos e por isso, tem a previsão dos números, na maioria das vezes. Escutar e responder depois de ouvir. Quem ouve mais detém o controle da negociação.

  9. Estabilidade financeira

    Talvez você imagine que a estabilidade financeira não seja importante na avaliação dos fornecedores, mas, na realidade, é – e muito! Afinal, se ele estiver com problemas de fluxo de caixa, acabará tendo dificuldades para adquirir os materiais, entregar as mercadorias no prazo e manter a qualidade dos produtos.

    Por isso, o desafio é identificar possíveis tendências negativas, para evitar problemas e imprevistos anteriores. A dica é: pesquise o CNPJ do fornecedor, saiba há quanto tempo ele está em atividade, se possui muitas restrições ou, até mesmo, algum processo.

CONCLUSÃO

A avaliação de fornecedores é fundamental para otimizar a área de compras. Afinal, a preocupação com qualidade, preço e prazo serão abordadas durante a avaliação, o que garante o desempenho esperado do setor.

Seguindo essas dicas, a avaliação de fornecedores será mais eficiente, porque os requisitos indicados ajudam a chegar ao potencial máximo. Isso trará mais retorno financeiro, além de satisfação dos seus consumidores finais.