A Importância e Economia dos Donos de Restaurantes Investirem no Item Treinamentos

Antes de iniciar esse assunto falando sobre a economia que os donos de restaurantes podem ter com a aplicação de treinamentos para a equipe, gostaria de falar primeiramente sobre o treinamento em si e o desenvolvimento de pessoas.

O treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é o processo de educar, capacitar e dar ao time de profissionais todas as ferramentas para que eles compreendam os seus papéis e tenham as condições para desempenhá-lo com o máximo de adequação possível.

Esse processo é amplo e pode englobar o programa de treinamento e o de desenvolvimento, o que tornará as equipes mais flexíveis para se ajustar aos diferentes cenários que as inovações ou alterações de contexto possam trazer.

  1. Melhora a produtividade;
  2. Reduz a taxa de turnover;
  3. Oferece mais qualidade nos resultados;
  4. Contribui para aprimorar os fluxos de trabalho;
  5. Transforma o clima organizacional;
  6. Incentiva o trabalho em equipe;
  7. Aumenta o engajamento dos colaboradores;
  8. Impulsiona uma cultura de inovação;
  9. Estimula o surgimento de lideranças;
  10. Proporciona mais credibilidade aos clientes.

Cada um desses itens citados acima é capaz de retornar em economia para o restaurante. Mas te pergunto, como isso é possível?

A economia de um restaurante deve ser visualizada de todas as vias, seja ela através de evitar um desperdício de alimentos, uma preparação elaborada de acordo com a ficha técnica, um pedido solicitado de forma correta, enfim. Todos os pontos citados, geram de alguma forma um benefício ao estabelecimento.

Vou citar e detalhar alguns temas sobre como o proprietário pode se beneficiar ao contratar treinamentos periódicos para os colaboradores:

  1. Elaboração de fichas técnicas: o colaborador é treinado a elaborar a preparação de costume de acordo com os ingredientes, modo de preparo e fator de correção dos alimentos, sendo assim o planejamento e compra são muito mais próximos do que é de fato utilizado naquele prato.
  2. Utilização correta de EPI e produtos de limpeza: esse tema é de extrema importância, pois a maioria dos colaboradores não é treinado corretamente com relação ao uso de produtos de limpeza e por isso, diluem da maneira que acham o certo.
  3. Treinamento de Boas Práticas em manipulação: pode parecer que estamos apenas divagando sobre o assunto, mas quando o colaborador sabe exatamente como manipular, armazenar e preparar um alimento, as chances de haver um desperdício é mínima e com isso, menos alimento é desperdiçado.
  4. Atendimento ao cliente: esse treinamento é importantíssimo pois, um cliente satisfeito sempre volta, porém, se o mesmo cliente não receber um atendimento de qualidade, com atenção aos pedidos, agilidade e qualidade, além de não voltar, poderá utilizar das redes sociais e o famoso “boca a boca” para manchar a reputação do restaurante.

Esses são alguns temas que podem ser abordados para que o dono de um restaurante consiga economizar dinheiro e tempo em seu negócio.

Melhor que uma equipe engajada, é uma equipe devidamente treinada.