Como alcançar o melhor desempenho da equipe no restaurante – tanto na cozinha quanto no salão

Quando falamos sobre melhorar desempenho da equipe, sempre pensamos em aumento de salário e bonificações. Mas isso nem sempre é o que faz a equipe se sentir motivada a ter um bom desempenho na sua função.

Já vi colaboradores de todos os níveis ganhando altos salários e trabalharem desmotivados e sem perspectivas. Então, qual o melhor caminho para ter profissionais engajados e que vestem a camisa da empresa?

Investir em treinamento é um dos tópicos mais importantes. Proporcionar conhecimento é algo que beneficia o colaborador e a empresa que mantém a equipe treinada e motivada. Mas como fazer isso dentro de um restaurante, onde existem diversos setores com funções diferenciadas?

Antes de começarmos a detalhar alguns métodos que considero eficazes para um serviço de alimentação, é preciso entender e repassar aos colaboradores a importância a curto e longo prazo. Vamos falar sobre o método através de tópicos.

Tópico 1

  • Evite fazer diferenciação de funcionários da equipe. Algumas funções já são por si só mais desgastantes que outras, e dependendo do local e do tipo de serviço que a empresa atua, normalmente a cozinha tem uma sobrecarga maior que outros setores.

Tópico 2

  • Monte cronogramas anuais de treinamento. Caso não tenha como fazer isso, contrate uma empresa de nutrição que possa realizar os treinamentos de forma pontual e com todos os temas que um serviço de alimentação necessita.

Tópico 3

  • De preferência, faça treinamentos com toda a equipe (a não ser que o tema seja específico demais), por exemplo, “como preparar um drink”. Esse tema para a cozinha não faz sentido e os funcionários podem se sentir deslocados e não prestar atenção no conteúdo. Mas é de extrema importância que o setor da cozinha saiba o que acontece no salão e vice-versa.

Tópico 4

  • Em alguns treinamentos, faça premiações. Pode ser melhor funcionário do mês, aquele que mais se destacou, ou sortear uma cesta de café básica. Esse tipo de atividade no meio do horário de trabalho pode deixar o ambiente mais descontraído e os colaboradores voltam mais animados para o turno.

Tópico 5

  • Em todos os treinamentos, faça perguntas, dinâmicas individuais ou em grupo, aplique “provinhas”, questionários. Garanta que o colaborador entendeu o conteúdo que foi passado. Além disso, essa prática mantém o espectador atento e evita que se disperse.

Tópico 6

  • Fale a língua dos colaboradores. Utilizar termos técnicos demais, além de dificultar o entendimento, pode causar estranheza por parte da equipe. Use jargões e expressões que costuma ouvir dos próprios funcionários.

Tópico 7

  • Sempre mantenha o conteúdo que foi aplicado, impresso e arquivado na pasta de documentos. Além da lista de presença devidamente assinada pelos colaboradores, instrutor do treinamento e responsável da empresa.

Quando a empresa investe em capacitação e treinamentos, os colaboradores se sentem importantes e tendem a valorizar o trabalho. É claro que isso não garante absolutamente nada, a rotatividade de funcionários dentro de um serviço de alimentação é muito grande, mas de acordo com a minha experiência, essas práticas têm resultados positivos.