Fatores de risco que contribuem para um restaurante comercial deixar de faturar

Cerca de 12 mil bares, restaurantes e lanchonetes fecharam suas portas de vez desde março de 2020 na Cidade de São Paulo. A principal causa apontada foram as restrições de funcionamento impostas pela pandemia de coronavírus. Os dados são da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP).

O delivery, por outro lado, se consolidou na capital e manteve boa parte dos estabelecimentos funcionando mesmo que de portas fechadas. Entre março e dezembro de 2020, o número de novos restaurantes cadastrados no iFood, por exemplo, cresceu 78% no estado.

Em todo o estado, das 250 mil empresas do setor, 50 mil deixaram de existir durante a pandemia.

Diante desse cenário de instabilidade, o que o proprietário ou gerente devem saber para que o restaurante fature mesmo em períodos incertos como o que estamos vivendo?

Abaixo, alguns fatores de risco que podem colaborar ou não com a saúde do seu negócio:

  1. Não conhecer o seu clienteQual é o público que mais visita o seu estabelecimento? Qual o tempo de permanência? É um local onde é possível realizar “happy hour” ou alimentação rápida, tipo “fast food”?
  2. Não oferecer um excelente atendimentoTreine os seus garçons, atendentes, caixa e todos que tenham contato direto com o cliente. Treinamentos são a melhor forma para que os seus colaboradores entendam exatamente o processo de atendimento, desde a chegada do cliente até sua saída. Seu restaurante pode ter a melhor comida, ser o mais bem localizado da região, mas se o atendimento for mais ou menos, é mais do que motivo para que as vendas despenquem.
  3. Ter uma equipe que não sabe venderOs atendentes e garçons devem vender o tempo todo. Saber a composição dos pratos, estar de olho a cada copo que se esvazia, oferecer a sobremesa, saber dar as melhores sugestões de combinações do restaurante.
  4. Não ter um cardápio com fotos profissionais das preparaçõesTenha em seu cardápio fotos bonitas, que chamem a atenção, lembre-se de que as pessoas “comem com os olhos”.
  5. Não saber controlar o desperdícioComece a observar o que está sendo jogado fora, mantenha as fichas técnicas das preparações sempre atualizadas, faça um controle rígido de mercadorias que entram e saem do estoque, faça cotações semanais com novos fornecedores para conseguir preços melhores nos produtos.
  6. Não se posicionar nas Redes SociaisFaça promoções, eventos em datas comemorativas, faça vídeos e mostre toda a dinâmica da cozinha, desde a preparação até a distribuição daquele prato. Envolva os clientes nesse processo.

Ser um dono de restaurante pode ser algo muito gratificante, mas também pode ser difícil torna-lo rentável. Conseguir um alto faturamento é um fator chave na sobrevivência do negócio.

Tenha em mente que é você quem conhece melhor o seu negócio no fim do dia. Tornar seu restaurante um negócio mais lucrativo dá trabalho, mas com as estratégias certas você pode contar com uma diminuição nas despesas e num aumento de tráfego no seu restaurante.

Conclusão: pare de perder dinheiro pela forma com que já trabalha e implante essas estratégias para lucrar mais sem aumentar o preço dos seus produtos.