Turnover dos colaboradores: 6 questões que geram prejuízos econômicos e sociais nos restaurantes.

Turnover ou Rotatividade de Pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários de uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores, de forma que é possível mensurar quando o índice passa a ser prejudicial.

Até certo ponto, é comum que as organizações apresentem índices de turnover, e isso não representa um problema. Novos profissionais e métodos são bons para que a empresa não fique estagnada. Por outro lado, altas taxas podem representar problemas na empresa, já que a demissão e contratação de funcionários demandam tempo e gastos.

Como a troca de profissionais pode ser prejudicial para a organização, quando em excesso, identificar as causas das muitas saídas é o primeiro passo para corrigir essa questão. Restaurantes e serviços de alimentação sofrem com a rotatividade por várias questões: ambiente pouco atrativo, baixa remuneração, muita pressão, baixa qualidade de serviço e outros motivos que geram essa insatisfação.

Assim, a empresa lida com índices de produtividade e engajamento mais baixos, devido à falta de motivação. O resultado é que os demais colaboradores podem se sentir inseguros, tornando o ambiente de trabalho cada vez menos agradável.

A importância do índice turnover, portanto, é possibilitar a consciência da situação da empresa e buscar por causas e soluções, melhorando o desempenho de todas as equipes da organização.

Quais são os tipos de turnover?

  • Voluntário: quando o funcionário decide deixar a instituição que trabalha.
  • Involuntário: quando a empresa decide desligar o funcionário.
  • Funcional: saída por conta própria de um funcionário por baixo rendimento.
  • Disfuncional: quando um funcionário com um bom rendimento pede demissão.

Como é calculado o turnover de um restaurante?

Para calcular o índice de uma empresa, geralmente se estabelece a quantidade de funcionários contratados e que saíram da organização naquele ano. Assim, a taxa é calculada em porcentagem, como representamos abaixo, sendo até 10% um valor adequado:

  • Turnover = (contratações + demissões / 2) / número total de colaboradores

Por exemplo, uma padaria que possui 200 colaboradores, que contratou 15 e desligou-se de 5:

  • Turnover = (15 + 5 /2) /200 = (20/2) / 200 = 10/200 = 0,05

Nesse exemplo, a empresa em questão possui um índice baixo de turnover, de apenas 5%. Especialistas recomendam que as empresas trabalhem com uma baixa entre 5 e 10% ao ano.

O que causa um aumento no índice de turnover dentro dos restaurantes e serviços de alimentação:

  • Excesso de trabalho;

  • Falta de motivação dos funcionários;

  • Morar muito longe da empresa;

  • Falta de oportunidade de crescimento;

  • Má liderança;

  • Descrições de vagas genéricas ou incompatíveis com o cargo esperado;

  • Baixa remuneração.

Muitas vezes achamos que a baixa remuneração é o principal quesito para que o funcionário saia da empresa, mas de acordo com experiências em clientes, a falta de motivação é um dos maiores motivos, e por isso o treinamento frequente, uma premiação e bonificação (nem sempre precisa ser em dinheiro), são itens essenciais dentro de uma organização. Mas isso é conversa para outro artigo.

Quais são os custos e consequências do turnover?

  • Rescisão contratual, que geralmente corresponde ao período de 30 dias, ou seja, um salário a mais;

  • Custos em caso de demissões sem justa causa, como FGTS, férias, INSS e outros;

  • Queda na produtividade da equipe, em especial para perda de profissionais com cargos mais altos;

  • Ambiente mais denso, com inseguranças e menos profissionais adaptados;

  • Sobrecarga para colaboradores que estão há mais tempo na empresa, para cobrir as saídas;

  • Entre outras.

Dicas para reduzir o turnover:

Calcular o índice é o primeiro passo para resolver a situação e diminuir as saídas dos colaboradores. A partir disso, traçar estratégias e identificar pontos de melhoria no ambiente e nas oportunidades de trabalho.

O índice eNPS é um método de avaliação para identificar o grau de satisfação dos colaboradores e também é tema para outro artigo.

Adotar plano de carreira, correção de gargalos na organização, cultura de feedbacks e reconhecimento de bons resultados, melhoria e treinamento de lideranças e uma maior assertividade nos processos seletivos, já reduz essa rotatividade insana existente dentro dos serviços de alimentação.

Se uma organização é formada por pessoas, amenizar os índices de turnover favorece significativamente o desempenho de todos os participantes.